
Até agora, você deve estar ciente das capacidades do Google AdWords de expandir sua empresa.
Se você usá-lo de forma eficaz, ele pode melhorar o reconhecimento de sua marca e aumentar consideravelmente seus leads e receita.
O problema com o AdWords é que pode ser um pouco caro. Há tantos fatores que você precisa considerar que é fácil gastar mais do que planejou. E, a menos que você tenha um orçamento de marketing ilimitado, provavelmente não vai gostar de gastar dinheiro sem motivo.
Por outro lado, se você planeja tudo estrategicamente, os anúncios pagos podem ser 56% mais lucrativos do que outras táticas, como as mídias sociais, por exemplo.
Agora, a pergunta que você provavelmente está fazendo é: como você pode garantir que não está deixando dinheiro na mesa quando se trata do Google AdWords?
Veja quatro hacks simples do Google AdWords que podem aumentar drasticamente seu ROI.
1. Use páginas de destino específicas para palavras-chave diferentes para cada grupo de palavras-chave 2
Sim, vivemos em uma sociedade globalizada onde você poderia, pelo menos no papel, vender seus produtos para todos os cantos do mundo. Mas isso não significa necessariamente que você deveria.
Sua campanha do Google AdWords provavelmente segmentará várias palavras-chave.Independentemente de serem produtos e serviços diferentes, áreas geográficas relevantes ou de segmentar grupos de público-alvo distintos, cada uma dessas palavras-chave precisa de um anúncio separado e de uma página de destino separada correspondente a ela. 1
Pode parecer um incômodo, mas cria relevância para cada um dos seus anúncios e melhora a taxa de conversão eventual.
Por exemplo, o SEMrush tem várias páginas de destino relacionadas às consultas de pesquisa dos clientes em potencial.
Quando pesquisei por “ferramenta de pesquisa de palavras-chave”, passei para esta página:
Mas quando eu procurei por “ferramenta de SEO”, a página de destino era essa:
A maioria das empresas teria simplesmente a mesma página de destino para os dois grupos de palavras-chave.
Muitas pessoas também baseiam suas pesquisas em locais geográficos. Eles não querem encontrar um serviço de carro na próxima cidade ou estado, mas em sua área local, de preferência perto de sua casa. Ao limitar seus anúncios e copiar para uma área geográfica gerenciável, você não apenas melhorará sua taxa de cliques e sua geração de leads, mas também aumentará a chance de as pessoas fazerem compras.
Aqui está um exemplo de duas landing pages separadas, baseadas em regiões geográficas, para um restaurante na Austrália chamado Zeus:
No exemplo acima, qual você acha que é a opção mais atraente para alguém que procura um restaurante grego em Surry Hills, uma página de destino genérica ou uma alternativa específica e personalizada?
Você também pode economizar e desperdiçar cliques se definir suas opções de local para excluir pessoas que expressam interesse em sua localização, mas não estão fisicamente perto de você.
Pense desta maneira: seus clientes em potencial podem ter interesse em seu produto, mas diferentes segmentos de público-alvo abordam a solução de problemas de maneiras diferentes e, subsequentemente, procuram por coisas diferentes.
2. Executar anúncios para palavras-chave do concorrente
É um pouco sorrateiro, mas você está perfeitamente autorizado a direcionar as palavras-chave do seu concorrente. A política do Google não proíbe que os profissionais de marketing ofereçam lances para os termos de marca e marca de um concorrente, embora haja algumas leis de marca registrada em alguns países. É, na verdade, uma prática comum que pode ajudar você a direcionar cliques para sua página de destino.
Por exemplo, se você procurar por Synthesis como uma solução de hospedagem do WordPress, receberá quatro anúncios pagos por sua concorrência antes de poder ver a página oficial da empresa.
Apenas certifique-se de exibir anúncios para sua marca para evitar ser o alvo de lances de palavra-chave de concorrentes. E sempre esteja atento a novas oportunidades para conquistar mais clientes em potencial de novos concorrentes.
3. Replicar suas campanhas do Google AdWords no Bing
Anteriormente, você podia importar suas campanhas do Google AdWords para o Bing fazendo o download de um arquivo e passando-o manualmente. Mas agora é ainda mais fácil.
Você pode sincronizar automaticamente suas campanhas do Google AdWords para o Bing usando uma nova ferramenta desenvolvida pela Microsoft. A Ferramenta de importação do Google economiza seu tempo e permite controlar como você exibe anúncios nas duas plataformas de pesquisa. Você pode decidir se deseja importar agora, mais tarde ou de forma recorrente. Você também pode programar importações automáticas com uma frequência adequada para você.
Pense desta forma: o Google controla 65% do mercado de buscas e o Bing 33%. Se você não anunciar no Bing, perderá aproximadamente um terço de seus clientes em potencial.
4. Alavancar sinais de confiança
Com o avanço da inteligência artificial e da pesquisa contextual, confiar apenas em palavras-chave não é mais viável. Você precisa procurar novas maneiras de persuadir os clientes em potencial a clicar em seus anúncios e fazer a conversão. Em outras palavras, você precisa ganhar sua confiança.
Mas, eis o seguinte: mesmo com dados para fazer backup de suas reivindicações, as perspectivas não são muito prováveis de confiar em suas mensagens de marketing. Você precisa fornecer a eles uma prova social e dar a eles a garantia de que outros usaram seus produtos e ficaram satisfeitos no passado.
A melhor maneira de aproveitar a prova social em suas campanhas do Google AdWords é incentivar os clientes satisfeitos a fazer comentários no Google e, em seguida, usar o recurso “Extensões de anúncio”para incluir essas resenhas nos seus anúncios da Rede de Pesquisa.
Estudos mostram que 84% das pessoas confiam em avaliações on-line tanto quanto uma recomendação de amigos e familiares, enquanto sete em cada dez consumidores deixarão uma revisão para uma empresa se solicitadas. Então, não perca sua chance.
Conclusão
O Google AdWords pode ser uma ferramenta eficaz para gerar novos leads e aumentar sua lucratividade.
Lembre-se apenas de adaptar suas páginas de destino para cada palavra-chave usada e de replicar sua campanha no Bing para aproveitar os clientes que não usam o Google.
Seja esperto sobre a maneira como você anuncia sua empresa e use o nome da marca de seus concorrentes para aproveitar o volume de pesquisa.
Além disso, não se esqueça de usar os comentários do Google para fins de prova social e limitar seus anúncios a uma área geográfica. Você verá suas taxas de conversão e o ROI aumentarem rapidamente.
Deixe uma resposta