
Quando somos jovens, sempre nos dizem a mesma coisa: “Não se preocupe com o que a pessoa ao seu lado está fazendo, apenas se concentre em você”.
Isso é um bom conselho para a vida, mas não é realmente um bom conselho de marketing.
Quando você quer que suas campanhas de marketing sejam competitivas, é absolutamente necessário saber onde você está comparado a todos os outros no seu setor. Você está conhecendo as melhores práticas de marketing de conteúdo? Seu conteúdo está correspondendo ao valor? Você sabe o que seu público está procurando?
Pode ser difícil rastrear tendências de marketing de conteúdo que sejam precisas e que funcionem para grandes porcentagens de negócios. Na SEMrush, fomos em frente e assumimos essa tarefa, realizando um estudo de caso que se concentrou em como nossa indústria está escrevendo sobre marketing digital. Analisamos mais de 6.000 textos e estamos prontos para compartilhar as descobertas com você.
Neste post, revisaremos as descobertas do nosso estudo de caso, discutiremos o que elas significam e como você poderá replicar esses estudos para o seu próprio setor.
Por que nós fizemos a pesquisa
Queríamos dar uma olhada não apenas nas melhores práticas teóricas no mundo do marketing de conteúdo, mas em como as pessoas realmente criavam e otimizavam seu conteúdo. Isso pode ser ainda mais revelador do que a melhor prática de marketing de conteúdo.
Escolhemos o marketing digital especificamente porque a maioria dessas agências está atualizada sobre as melhores práticas e, entendendo a importância do marketing de conteúdo, testou diferentes estratégias em seus próprios blogs e artigos. Essas empresas frequentemente estão na vanguarda da criação de conteúdo, por isso pode nos dar uma boa ideia do que está funcionando no marketing de conteúdo como um todo.
Como obtivemos nossos dados
Utilizamos nossa Ferramenta de Assistente de Redação de SEO para analisar 6.000 postagens de blog on-line para procurar práticas padrão, tópicos comuns e hashtags usadas com frequência.
A ferramenta Assistente de redação SEO é um complemento do Google Docs e uma extensão do WordPress que pode analisar rapidamente qualquer texto on-line e fornecer informações sobre palavras-chave segmentadas, como a postagem é otimizada para elas, o número de palavras nela contidas, e hits de plágio. Ele ajuda os criadores de conteúdo a garantir que seus textos sejam exclusivos e escritos em um estilo amigável ao SEO, fornecendo recomendações para otimização de conteúdo.
Também procuramos as principais pesquisas que as pessoas fizeram em relação ao marketing digital, pesquisando especificamente as perguntas mais frequentes. Encontramos essas informações usando o recurso “perguntas” da nossa Ferramenta de palavras-chave , que permite pesquisar apenas as palavras-chave usadas no formulário de perguntas.
O que nós aprendemos
Aprendemos muito durante o nosso estudo de caso e o dividimos em duas seções diferentes: estatísticas de práticas padrão e perguntas mais frequentes de usuários interessados em aprender mais sobre nosso setor.
Aqui está o que encontramos …
8 Principais estatísticas sobre conteúdo de marketing digital
Sabíamos que queríamos alguns fatos concretos sobre como as pessoas estavam escrevendo sobre marketing digital, e estatísticas específicas eram o caminho a percorrer. Procuramos qualidades específicas sobre como exatamente os escritores criavam seu conteúdo para procurar tendências e práticas recomendadas.
Veja o que encontramos:
- A duração média dos textos do usuário é de 810 palavras. Isso é interessante porque sempre há muito debate sobre quanto tempo deve ser o conteúdo, especialmente no mundo do marketing digital. A principal coisa a ter em mente é que seu artigo precisa ser longo o suficiente para ser valioso, e normalmente 750 palavras é sobre o artigo mais curto que você pode escrever que ainda oferece um valor significativo.
- A quantidade média de tempo que os usuários gastam otimizando seus artigos é de 2 horas e 32 minutos. A pesquisa de palavras-chave e a otimização posterior do artigo levam algum tempo, mas vale a pena o esforço quando feito corretamente.
- 76% dos títulos continham pelo menos uma palavra-chave segmentada. Usar uma palavra-chave em suas manchetes é uma maneira rápida e fácil de melhorar suas chances de classificação bem para ela. Portanto, essa é uma prática recomendada que faz sentido. Também é excepcionalmente fácil de implementar.
- Os usuários segmentaram uma média de duas palavras-chave por artigo. Otimizar seu artigo para mais do que apenas uma palavra-chave significa que você pode aparecer nas pesquisas por mais de uma consulta. Esta é uma jogada inteligente, essencialmente porque muitos artigos abordam facilmente várias consultas.
- O número médio de palavras-chave recomendadas para uso em artigos é 15. Concentrar-se em uma palavra-chave de destino é uma boa prática, mas garantir que seu artigo tenha 15 palavras-chave relevantes pode ajudar a maximizar a visibilidade.
- A pontuação média de legibilidade para artigos que não foram otimizados foi de 39. Isso é muito maior do que a média, o que pode prejudicar o potencial dos leitores e do SEO.
- Mais de 85% do conteúdo foi otimizado com sucesso. A otimização de conteúdo é uma parte relativamente fácil e direta da criação de conteúdo, mesmo que leve algum tempo extra, e isso fica claro pelo fato de que a grande maioria do conteúdo foi otimizada corretamente.
- A hashtag #socialmedia foi usada com mais frequência do que qualquer outra quando se fala em marketing digital no Twitter. As hashtags usadas com mais frequência mostram o que as pessoas estão discutindo e enfatizando mais. A mídia social é apenas uma pequena parte do marketing digital, por isso, ver a hashtag predominante é revelador de sua importância na indústria.
As 10 perguntas mais frequentes sobre marketing digital
Além de querer saber como as marcas estavam escrevendo sobre marketing digital, também queríamos ver o que os usuários queriam ver.
A melhor maneira de fazer isso é procurar as perguntas que os usuários estão pesquisando com mais frequência no Google. Isso fornece uma indicação clara de quais perguntas seu público-alvo tem e o que ele está pesquisando, oferecendo a você a chance de alcançar um público mais amplo criando conteúdo respondendo a essas perguntas.
Estas foram as dez perguntas que os usuários pesquisaram com mais frequência no Google:
- o que é marketing digital
- o que é marketing afiliado
- o que é marketing de rede
- o que é marketing de entrada
- o que é marketing mix
- o que é marketing de seo
- o que é marketing de mídia social
- o que é um plano de marketing
- o que é marketing de vetor
- o que você pode fazer com um grau de marketing
Como podemos aplicar o que aprendemos
Agora temos muitos dados e fatos rápidos sobre como o setor de marketing digital está escrevendo conteúdo e o que os usuários estão perguntando sobre marketing digital.
O que exatamente podemos aprender com isso?
Como uma marca que escreve sobre marketing digital, podemos aplicar isso às nossas próprias campanhas imediatamente. Se você está em uma indústria similar (e mesmo se você não estiver), você também pode.
Ao olhar para as estatísticas, você se encontra perto das médias que indicam as melhores práticas? Como o comprimento e os padrões dos seus artigos estão à altura da média? Sua legibilidade é muito alta ou seu número de palavras-chave segmentadas é muito baixo?
Quando se trata das dez principais perguntas que as pessoas estão pesquisando no Google, você também pode aproveitar essas informações imediatamente. As empresas do setor de marketing digital podem criar conteúdo respondendo a essas perguntas em profundidade e enfocando as perguntas como palavras-chave de cauda longa. Para obter melhores resultados, verifique se ele tem seu próprio subtítulo e responda a pergunta em uma frase ou duas para ter uma resposta exibida nos snippets em destaque do Google.
Vale a pena reconhecer, também, que a maioria dessas perguntas são todas básicas, com perguntas de alto nível. Qualquer pessoa com experiência de marketing de nível de entrada poderá responder a maioria deles completamente e sem precisar fazer qualquer pesquisa.
Como você pode fazer isso também
Você está interessado em otimizar seu próprio conteúdo? Você pode seguir as melhores práticas gerais que observamos em nosso estudo de caso e aplicá-las ao seu próprio conteúdo.
Se você quiser saber mais sobre como as pessoas estão escrevendo sobre o conteúdo em seu setor e quiser ver o que e como elas estão sendo escritas, você pode usar a ferramenta Assistente de redação de SEO .
Além de obter feedback instantâneo sobre como otimizar melhor seu conteúdo para suas palavras-chave de destino, você também pode optar por fazer download de recomendações estendidas do modelo de conteúdo de SEO. Este modelo mostrará os principais concorrentes e os principais textos que utilizam essa palavra-chave. Você pode ver rapidamente o que seus concorrentes escreveram e procurar novas maneiras de oferecer algo um pouco diferente ou um pouco melhor (ou ambos).
Você também pode pesquisar as principais perguntas feitas em seu setor e começar a criar conteúdo rapidamente, aproveitando essas palavras-chave e aproveitando essas pesquisas para criar um ótimo conteúdo. Use o recurso de perguntas da Ferramenta de Magia da Palavra-chave para localizar as perguntas mais frequentes, e você pode utilizar essa pergunta como uma manchete do H2.
Pensamentos finais
Quando se trata de marketing de conteúdo, você deve sempre recorrer a duas coisas diferentes se quiser resultados.
- Entenda o que seu público quer e dê a ele.
- Concentre-se em conhecer as práticas recomendadas para criação de conteúdo e otimização de palavras-chave.
Se você conseguir fazer essas duas coisas, terá um sólido ponto de partida para o conteúdo a ser criado e como escrevê-lo. Isso ajudará seus artigos a serem valiosos e competitivos, ajudando você a melhorar seus rankings SERP e a obter mais tráfego para seu site.
Deixe uma resposta