
Com o aumento da penetração de smartphones em todo o mundo, os profissionais de marketing adotaram corretamente a abordagem de primeiro celular. No entanto, em um mundo de blocos de anúncios, os profissionais de marketing precisam ter cuidado ao fornecer conteúdo irrelevante ou irritante.
Felizmente, o acesso a dados de localização possibilita a criação de campanhas de segmentação para dispositivos móveis altamente relevantes, garantindo que os usuários recebam conteúdo personalizado e útil no melhor momento possível.
O valor da inteligência de localização
Os dados de localização são bastante úteis para segmentar dispositivos móveis de forma eficaz, permitindo a entrega de mensagens em tempo real com base na localização de um dispositivo. Além disso, a inteligência de localização em tempo real pode ser usada para criar perfis de público-alvo que possibilitem a criação de campanhas para dispositivos móveis altamente pessoais, aplicando o comportamento off-line dos usuários ao processo de segmentação.
De acordo com o LSA Market Landscape Report , a publicidade móvel segmentada por local deverá atingir US $ 32 bilhões até 2021. O relatório afirma que “profissionais de marketing de todo o mundo despertaram para a importância dos dados de localização como uma ferramenta poderosa e versátil para identificar públicos-alvo. insights competitivos e observar o comportamento do consumidor off-line ”.
Além disso, explica que as marcas estão começando a usar dados de localização para insights além do marketing. Algumas aplicações crescentes de inteligência de localização (identificadas pelo relatório) que podem dar uma vantagem competitiva a uma marca incluem:
- Identifique segmentos de público (de comportamento off-line)
- Entenda a intenção e as preferências de compra do consumidor
- Combine anúncios digitais (e tradicionais) com atividades e transações do mundo real
- Entender a atividade do cliente a partir de uma perspectiva operacional (qual é o nosso horário mais movimentado?) Para melhorar a experiência do cliente
- Obtenha insights competitivos (para onde o cliente vai e com que frequência?)
- Desempenho de loja / localização de referência (interna ou competitivamente)
- Habilite experiências de clientes mais contextualmente relevantes ou personalizadas
- Prever ganhos, desempenho financeiro e atividade potencial de fusões e aquisições
- Segurança e prevenção de fraudes
Você sabia que os consumidores preferem anúncios baseados em localização? De acordo com um estudo do Google, 4 em cada 5 consumidores querem anúncios personalizados para sua cidade, código postal ou arredores imediatos.
De fato, mais de 60% dos consumidores que participaram do estudo relataram ter usado informações de localização em anúncios. Eles disseram que era importante ter o endereço da loja e o número de telefone em anúncios no computador / tablet, além de rotas e o botão de chamada em anúncios em um smartphone.
Mantendo uma presença omnichannel
Segundo o Google, “6 em cada 10 usuários da Internet começam a comprar em um dispositivo, mas continuam ou terminam em um diferente”. Isso cria um desafio único para as empresas estarem presentes em vários canais que um consumidor espera que sejam.
Além disso, manter atualizados os dados de localização em todas as plataformas onde um consumidor se volta para encontrá-los pode ser incômodo para a maioria das marcas, traduzindo-se em oportunidades perdidas para o negócio e uma experiência ruim para os clientes.
É aqui que os amplificadores de dados são úteis. Os amplificadores de dados se referem a editores de dados como o Google, Apple, Bing, Yelp e Facebook, e agregadores de dados, como a Neustar, que compartilham dados de uma marca com os editores.
Ao compartilhar seus dados de localização com esses amplificadores, as marcas podem efetivamente manter uma presença omnicanal de acordo com as expectativas dos consumidores mais exigentes de hoje.
Alcançando as mídias sociais – usando dados de localização para criar anúncios segmentados
Hoje, a mídia social é uma parte importante de toda estratégia de marketing baseada em localização. E porque não? As pessoas usam as mídias sociais para interagir, comprar, compartilhar fotos e até mesmo encontrar informações, tornando-se o canal perfeito para os profissionais de marketing se conectarem com seu público-alvo. Mas como fazer isso continua sendo uma questão desafiadora a ser enfrentada.
Usar dados de localização pode ser uma resposta para tornar suas iniciativas de marketing de mídia social mais eficazes. A publicidade segmentada é uma área importante em que os dados baseados em localização podem ser excepcionalmente úteis. Por quê?
Porque hoje, a maioria de nós compartilha nossos dados de localização com os inúmeros aplicativos que usamos em nossos smartphones regularmente. Isso representa uma oportunidade para os profissionais de marketing personalizar seu conteúdo para as pessoas com base em sua localização atual, em tempo real! Assim, os anunciantes podem efetivamente enviar mensagens diferentes para as pessoas, dependendo de onde estão em um determinado ponto no tempo.
Dê um pequeno exemplo de você tomando um martini em seu restaurante favorito. Você está navegando em seu telefone e recebe um anúncio oferecendo 50% de desconto em uma marca grande. No entanto, não há nenhuma loja próxima que você possa alcançar convenientemente. Então, você ignora a mensagem e continua a aproveitar a noite no restaurante. Mas, e se a mesma mensagem foi entregue a você enquanto você estava andando por uma rua onde uma das lojas da marca estava localizada? As chances são que você teria prestado muito mais atenção ao anúncio então.
Embora esse seja um exemplo muito simplificado, é importante observar que saber onde seus clientes estão e onde eles gostam de gastar seu tempo pode ajudar você a otimizar sua estratégia de segmentação para celular.
Atribuição móvel – Uso de big data para obter uma visão holística da jornada de um comprador
A modelagem de atribuição permite determinar os canais mais eficazes de marketing para sua marca. Até recentemente, o modelo de último clique era adotado com mais frequência pelos profissionais de marketing para determinar a eficácia de seus canais de marketing. Mas agora, parece que o modelo do último clique está saindo de moda. Vamos ver porque.
Os profissionais de marketing usam várias ferramentas para alcançar seus clientes, incluindo campanhas de e-mail, anúncios digitais, comerciais de TV etc. No entanto, o crédito para converter um usuário geralmente é direcionado ao meio que “tocou” o consumidor mais recentemente antes de uma compra. Isso é conhecido como atribuição de último clique, uma referência a um usuário que clica em um anúncio on-line. No entanto, o modelo do último clique reflete apenas a última parte da jornada de um usuário, nublando a importância de outros canais de marketing ao longo do caminho.
Para ajudar você a obter uma visão mais holística da jornada dos clientes, um modelo de atribuição baseado em dados e baseado em aprendizagem de máquina, chamado modelo de atribuição orientado a dados, usa sofisticados algoritmos preditivos para localizar e analisar dados de várias origens, atribuindo o crédito de conversão a os quatro pontos de contato mais influentes na jornada de conversão de um usuário.
Se você atingir o limite mínimo de conversão e a visualização de conjunto do Google Analytics 360, o modelo orientado a dados será o modelo incrementalmente melhor quando comparado aos outros modelos. Nesse modelo, os créditos são atribuídos com base nos dados de conversão mais recentes e não de acordo com a ordem em que vários pontos de contato aparecem na jornada de um usuário.
Independentemente do ponto de contato em que ele é o primeiro, o meio ou o último, o ponto de contato que mais ajuda obterá o crédito máximo pela conversão.
Além disso, os dados de localização possibilitam que os profissionais de marketing segmentem clientes omnichannel, a maioria dos quais inicia pesquisas em smartphones, mas termina em um dispositivo diferente. No entanto, o modelo de atribuição de último clique deixa esses usuários fora do funil de conversão.
Em suma, os dados de localização oferecem muito mais do que experiências de anúncios altamente segmentados para marcas. Com o acesso cada vez mais preciso à inteligência de localização em tempo real, você pode usar a inteligência de localização para obter insights competitivos, resolver os problemas de atribuição off-line e criar campanhas publicitárias mais personalizadas para sua marca, resultando em mais conversões.
Deixe uma resposta