
Isso soa familiar?
Você aproveitou a publicidade do Facebook, esperando que isso ajudasse a aumentar sua base de clientes e lucros. Você ajustou a cópia dos seus anúncios, usou imagens diferentes, reproduziu os calls to action (CTAs) e assim por diante. Mas, por algum motivo, você não vê nenhum retorno significativo em seu investimento.
Parece que você está praticamente jogando dinheiro no Facebook sem nada para mostrar.
A boa notícia é que há uma maneira de sair deste enigma, mas você precisa entender onde está indo errado e o que deve fazer de diferente. Porque há outras pessoas recebendo um ROI significativo dos anúncios do Facebook, e você também pode estar.
Abaixo estão cinco dicas sobre como você deve segmentar seus anúncios no Facebook que os transformarão de fracassos em drivers lucrativos.
Vamos mergulhar.
1. Crie públicos personalizados
Publicidade no Facebook funciona em uma lógica bastante simples. Se você não quer gastar dinheiro, segmente um grupo muito específico de pessoas antes de lançar seus anúncios. Claro, você pode se sentir tentado a pescar em um vasto lago, pensando que é assim que aumenta suas chances de alcançar clientes em potencial. Mas, na realidade, é apenas uma maneira infalível de perder dinheiro.
Pense desta maneira: se você segmentar seu anúncio para homens de 20 a 50 anos, mais pessoas verão seus posts patrocinados, mas quantos deles estão interessados no produto que você está promovendo?
Segmente seus clientes potenciais criando uma variedade de públicos-alvo personalizados altamente segmentados. O Facebook permite que você crie públicos-alvo personalizados com base em diversas variáveis, como um arquivo do cliente, tráfego do website, atividade do aplicativo, atividade off-line e envolvimento:
Com cada uma dessas opções de público-alvo personalizadas, você pode obter ainda mais segmentado. Por exemplo, você pode criar um público-alvo de pessoas que visitaram uma página específica em seu website e veiculam anúncios apenas para esse grupo de pessoas:
Certifique-se de adaptar seus anúncios a cada segmento de público-alvo personalizado para que a cópia do anúncio, o CTA e a imagem estejam todos alinhados com os problemas que você resolve para esse grupo de pessoas.
2. Execute testes de divisão de segmento de público-alvo muito específicos
Além de criar públicos-alvo personalizados simples, você também pode saber mais sobre seus possíveis clientes dividindo segmentos de público de teste nesses públicos-alvo personalizados.
Vamos imaginar que a sua empresa venda creme para as mãos orgânico à base de plantas. Você escolhe segmentar anúncios para um grupo de pessoas que visitaram a página em seu website especificamente associada ao creme para as mãos baseado em plantas. Isso indica que esse público tem pelo menos algum interesse neste produto.
No entanto, na maioria dos casos, esse grupo não será necessariamente convertido em clientes. Portanto, há algumas coisas que você pode fazer para descobrir qual segmento de público-alvo tem mais chances de comprar seus produtos. Por exemplo, seu público-alvo personalizado pode incluir pessoas com idade entre 18 e 65 anos, mas você pode segmentá-las com base em grupos etários, como 18-25, 25-35, 35-45 etc. Executando o mesmo conjunto de anúncios para cada um deles grupos etários individualmente, você pode determinar que um ou dois grupos etários dentro do seu público-alvo tenham maior probabilidade de converter em clientes. Isso permite que você se concentre nessa faixa etária com as campanhas avançando e reduza o custo por aquisição.
Isso é bastante simples do gerenciador de anúncios do Facebook. Tudo o que você faz é replicar os “Conjuntos de anúncios” em sua campanha e optar por segmentar uma faixa etária diferente:
Você pode usar um processo semelhante de eliminação para testar outras variáveis demográficas, como geografia, sexo e assim por diante, mas para obter melhores resultados, você deve testar apenas um elemento por vez.
Dica de bônus: use imagens que irão ressoar com cada segmento de audiência. Por exemplo, se sua proposta de valor for direcionada a casais, use fotos de casais em seus anúncios. Se você tem como alvo mulheres entre 35 e 45 anos, use uma foto de uma mulher daquela faixa etária como sua imagem. Quanto mais alinhada sua imagem e sua cópia de anúncio forem para o seu público-alvo, mais ela terá ressonância.
3. Concentre-se em locais segmentados
Como eu disse antes, fazer do mundo sua ostra não é muito eficaz quando se trata de marketing online.
Pense desta maneira: se você administra uma pizzaria em Melbourne, faria sentido divulgá-la para as pessoas em Sydney? O mais provável é que não, porque as chances de alguém pular em um passeio de duas horas de avião só para provar sua pizza são muito pequenas.
Como regra geral, se você administrar uma empresa local , certifique-se de segmentar clientes em potencial que estejam em um raio de 10 a 20 milhas em torno de sua localização.
Uma maneira eficaz de encontrar e alcançar pessoas em sua empresa é usar anúncios de conscientização local . Esse recurso permite que você acesse a função de localização recente e segmente os clientes em potencial que estão mais próximos de sua empresa.
4. Toque em Audience Insights para entender seus clientes em potencial
Quem são as pessoas que visitam sua página? Por que eles gostam disso? Como você pode segmentar melhor seus anúncios para melhorar suas chances de obter uma reação?
Essas são perguntas cruciais que você precisa fazer a si mesmo antes de lançar uma campanha publicitária no Facebook. Se você não sabe o que faz seu público-alvo funcionar, será difícil persuadi-los a clicar nos seus anúncios.
Felizmente, o Audience Insights tem a resposta para a maioria dessas perguntas. De dados demográficos, como sexo, educação, empregos e status de relacionamento, a informações sobre seu estilo de vida, comportamento on-line, paixões e assim por diante, o Audience Insights é uma mina de ouro para qualquer profissional de marketing.
Por exemplo, abaixo estão algumas das informações demográficas básicas de todos os usuários do Facebook:
5. Campanhas para dispositivos móveis e computadores independentes
O smartphone é agora a maneira mais popular de navegar na internet . Então você precisa manter o ritmo se quiser permanecer relevante nesse mundo de primeiro celular.
Uma das regras mais importantes que você deve seguir se quiser criar anúncios efetivos no Facebook é garantir que você não use o mesmo design para suas campanhas para dispositivos móveis e computadores.
E aqui está o porquê:
- Públicos-alvo diferentes: as pessoas que usam o aplicativo para dispositivos móveis não podem usá-lo em uma área de trabalho e vice-versa. No final de 2016, havia mais de 1 bilhão de usuários somente para dispositivos móveis, portanto, você precisa decidir onde deseja investir e segmentar. Embora exista uma opção para otimizar seu anúncio para computador para exibição móvel, não o deixe ao acaso.
- Otimização de imagem: use o guia de tamanho de imagem para descobrir o tamanho e a forma do seu anúncio. Ele informa como seu anúncio será exibido no aplicativo para computador e dispositivo móvel e o que você precisa ajustar.
Você pode achar que seu anúncio fica ótimo em uma área de trabalho, mas se ele for exibido para usuários predominantemente móveis e eles não puderem ver metade da imagem ou qualquer texto, você estará desperdiçando dinheiro.
Conclusão
Gastar dinheiro em anúncios no Facebook é um pouco fácil demais e às vezes enganoso. Você pode não pensar que é um problema tão grande, mas US $ 100 aqui e ali vão adicionar quantidades significativas ao longo do tempo.
Garantir que seus anúncios alcancem o público certo e que aqueles que clicam neles possam usar as informações fornecidas, pouparão muitas dores de cabeça (e pesadelos contábeis). Para esse fim, você precisa segmentar corretamente e criar anúncios separados para cada grupo, e não uma abordagem de tamanho único.
O próprio Facebook tem uma ampla gama de ferramentas para ajudá-lo a desenvolver a melhor campanha e aumentar sua taxa de conversão. Afinal, o seu negócio é o que lhes traz lucro.
Deixe uma resposta